Notícias

03/Outubro/2012

Reportagem no Jornal i divulga o Yoga Integral de Portugal


Hoje o Jornal i sai hoje nas bancas com um artigo alargado sobre o trabalho desenvolvido pela Associação de Yoga Integral de Portugal:

"Ioga. Não estranhe se o médico o mandar para lá" - Por Marta F. Reis

Cada vez há mais estudos científicos sobre os benefícios de ioga para a saúde

Este mês a Associação de Yoga Integral de Portugal quer arrancar com práticas de ioga só para grávidas. Margarida, a professora escolhida, está em formação contínua desde 2004 e agora, por coincidência, grávida de 16 semanas. Menor desconforto muscular, o domínio de técnicas que facilitam a respiração e uma preparação integral para o parto, até ao nível hormonal e emocional, são algumas das vantagens já reconhecidas das práticas de ioga nesta fase da vida da mulher. Mas esta não é a única área em que a filosofia milenar tem mostrado benefícios para a saúde. Nos últimos anos têm aumentado os estudos científicos sobre o assunto mas também o reconhecimento dos profissionais de saúde, diz Beatriz Katchi, presidente da associação.

A responsável pela única escola de formação de professores certificada pela Federação Internacional de Ioga admite que cada vez há mais alunos encaminhados pelo médico, quer para problemas relacionados com a coluna quer por sugestão do ioga como ferramenta para aprender a gerir o stresse do dia-a-dia. Para quem entrou no universo do ioga há 20 anos, quando dominava uma conotação mais excêntrica ligada à expansão no Ocidente pelo movimento hippie, o reconhecimento é positivo, mas ainda falta divulgação. Os estudos que demonstram as mais-valias do ioga na gestão da dor crónica ou nas demências muitas vezes não chegam ao grande público e persiste a ideia de que o ioga é para “jovens e pessoas bonitas”, diz Beatriz. Há também a ideia redutora de que é uma ginástica e só funciona para quem tiver a capacidade e a flexibilidade para se aventurar nas posições à partida complicadas conhecidas por asanas. Na associação, a aluna mais velha tem 70 anos, mas na universidade sénior dos serviços sociais da Câmara de Lisboa, onde Beatriz também dá aulas, tem uma aluna com 85 anos. “Existe um esforço para adaptar as posições a cada pessoa e ao seu estado de espírito. O ioga até pode ser só meditação, não existe rigidez.”

http://www.ionline.pt/portugal/ioga-nao-estranhe-se-medico-mandar-la

Newsletter

Subscreva para receber updates e informações sobre as actividades da Associação.



Facebook Ligue-se a nós

Curiosidades sobre Yoga Mais curiosidades

  • Espreguiçar-se é uma boa receita para combater o stresse.

  • O yoga permite-nos trabalhar a capacidade de entender e adaptar-se aos sentimentos e afectos dos outros.

  • Um yogui aprende que é mais importante “ser” que “ter”.

  • O yoga é uma via para o desenvolvimento da educação espiritual do indivíduo.

  • O vocábulo Yoga deriva etimologicamente da raiz verbal “yug” que significa: “união”, “dinâmica”, ”integração”.

  • Ser espiritual não significa ser religioso e ser religioso também não significa ser espiritual.

  • O yoga permite-nos aprofundar a inteligência emocional, a capacidade de entender e adaptar as emoções ao nosso ser.

  • Ayurveda é um sistema de saúde indiano que usa a Medicina, a Psicologia e a Massagem para tratar o paciente de forma natural.

  • O yoga é uma forma de ser e de sentir, de se comunicar com o todo. É uma cultura que tem centenas de milhões de praticantes.

  • A base da filosofia do Yoga é santosha ou contentamento, estar contente por ter nascido e ter a oportunidade de viver.

  • Yogaterapia não é yoga. É antes o uso de técnicas de yoga aplicadas a uma terapia espiritual.

  • A prática de Yoga, a longo prazo, resulta em melhorias significativas no quadro dos pacientes artríticos e fibromiálgicos.

Album de fotos Veja todas as fotos

Autor: Helena Silva
Retiro de Yoga Integral na Quinta do Rajo, Julho de 2010